QUEM SOMOS

Criada em 19 de fevereiro de 2004 pela Resolução N.º 051, na gestão do então Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Conselheiro Antonio Jorge Malheiro, em comemoração aos 15 anos de fundação da Corte.  A Escola de Contas foi criada com o objetivo de promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos Membros e Servidores desta Corte, jurisdicionadas, estendendo-se também a sociedade civil. Desta forma, compete a Escola de Contas, dentre outras atribuições, a promoção de cursos de formação e de aperfeiçoamento profissional, com atividades de treinamento e desenvolvimento técnico nas áreas de atuação do Tribunal de Contas, a capacitação de servidores e agentes da Administração Pública, conforme necessário.

A escolha do nome da Escola de Contas foi uma homenagem ao primeiro Conselheiro Presidente (1989-1991), e um dos fundadores desta Corte, Alcides Dutra de Lima.

A Escola de Contas é diretamente ligada ao Gabinete da Presidência, a qual não conta com dotação orçamentária específica, e funciona no prédio do próprio Tribunal de Contas. A equipe é enxuta: conta apenas com a Conselheira Diretora, duas servidoras do quadro permanente e uma estagiária.

Em setembro de 2014, em comemoração as 25 anos do TCE, foi criada a Biblioteca “Professor Mustafa Ribeiro de Almeida”, por meio da Resolução N.º 093, sendo a escolha do nome uma homenagem ao ex-Diretor da Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (DAFO), que iniciou seus trabalhos ainda na Auditoria Geral de Contas, órgão que deu origem a criação do Tribunal de Contas.