CLASSIFICAÇÃO DO ACRE COMO UM DOS MELHORES ESTADOS EM COMUNICAÇÃO FISCAL DO PAÍS É ATRIBUÍDA AO DESEMPENHO DO TRIBUNAL DE CONTAS

Sexta-feira, 23 de outubro de 2020


A análise da Secretaria do Tesouro Nacional acerca da qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) resulta em um ranking anual. No ranking de 2020, que analisa os dados de 2019, o Acre foi o 5º colocado com 220 pontos ficando atrás apenas de Pernambuco 1º lugar, 2º Santa Catarina, 3º Paraíba e 4º Rondônia. As informações do ranking podem ser acessadas no link: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/

“Essa classificação é atribuída ao trabalho do Tribunal de Contas do Acre”, essa foi  a afirmação foi feita pelo contador da área pública, Oséias D’Avila Paula, durante uma entrevista cedida à Rádio Web do TCE/AC. Oséias é contador da área pública há 20 anos e responde por mais de 30 jurisdicionados no Estado e segundo ele, a fiscalização do Tribunal de Contas, os sistemas que são disponibilizados, as multas “educativas”, quando o gestor não envia a documentação bimestral em tempo hábil e todas essas ações, incluindo a capacitação que o Tribunal oferece, aliado a modernização dos sistemas de fiscalização, resultaram neste resultado. 

De acordo com Oséias, todas essas ações em conjunto, fazem com que o gestor passe a dar maior atenção ao envio das remessas e a obrigação em prestar contas, bem como, tem permitido maior transparência das informações da administração pública para todo e qualquer cidadão.

Oséias D´Avila Paula – Contador

Na última avaliação foram introduzidas várias inovações, como a criação de novas verificações mais complexas, a inclusão da Dimensão I e a introdução do Ranking Municipal, que não foi divulgado ainda em respeito à Lei Eleitoral. As bases de dados foram extraídas no dia 03/06/2020 e considerou as declarações homologadas até o dia 02/06/2020. Além dessa versão, ainda será disponibilizado um painel online do ranking que será atualizado diariamente e refletirá eventuais correções que forem efetuadas nas declarações.

 

Assessoria de Comunicação do TCE/AC


Os comentários estão desativados.