SERVIDORES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ACRE PARTICIPAM DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Sexta-feira, 2 de outubro de 2020


Com o objetivo promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e inteligência artificial como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas, foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro, o 6º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública. O evento foi organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em conjunto com a Controladoria-geral da União (CGU) e na ocasião foram apresentados trabalhos inscritos previamente e selecionados pela banca avaliadora.

A pesquisa: “Uso de NER para Deduplicação de Itens em Notas Fiscais Eletrônicas”, foi aprovada e os resultados apresentados durante o evento virtual. O trabalho é fruto de uma parceria de um Projeto de P&D do Tribunal de Contas do Estado do Acre – TCE/AC e a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e contou com a participação direta dos Auditores de Controle Externo do TCE/AC, Roney Caldera e Gerson Januário e Cláudio Baptista, professor PHD da UFCG. Apresentaram os dados Roney Caldera do TCE/AC e pesquisador Anderson Firmino do LSI-UFCG.

Criada, como prova de conceito, com o objetivo de identificar itens em notas fiscais eletrônicas nos domínios de remédios, material de consumo e combustíveis, visando à formação futura de um banco de preços, a pesquisa utiliza Inteligência Artificial, mais precisamente redes neurais profundas aplicadas ao domínio de processamento de língua natural. Esta é mais uma ferramenta que vai ampliar a observação de dados, principalmente os lançados no sistema de Licitações e Contratos do TCE/AC, o LICON.

Assessoria de Comunicação do TCE/AC


Os comentários estão desativados.