TCE/AC EM PARCERIA COM A PREFEITURA NO “DRIVE THRU” NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Segunda-feira, 23 de março de 2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi iniciada nesta segunda-feira, 23, e em Rio Branco o Tribunal de Contas do Acre cedeu o espaço anexo, na Av. Nações Unidas, antiga sede do Detran, para que a Prefeitura adotasse uma nova estratégia, o “drive thru”. Com este método os profissionais fazem a vacinação sem que a pessoa necessite sair do carro, proporcionando mais segurança e evitando aglomeração nas Unidades de Saúde.

A vacina não possui eficácia contra o Coronavírus, mas vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico de COVID-19. A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Acre, neste primeiro momento somente serão vacinadas as pessoas que estiverem dentro dos veículos. Quanto ao cronograma de vacinação no Acre ocorrerá da seguinte forma:

23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;

16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

09/05: 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Na manhã desta segunda-feira, 23 a fila já era bastante extensa de veículos com pessoas a serem vacinadas.

Assessoria de comunicação do TCE/AC