TCE/AC NO I CONGRESSO INTERNACIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

Terça-feira, 12 de novembro de 2019


Os Tribunais de Contas Contemporâneos e as Políticas Públicas, este é o tema do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontece de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu – PR. A Conferência de abertura do evento, ocorreu na noite desta segunda-feira, 11, e contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli.

Participaram ainda da solenidade de abertura, o Presidentes da Atricon, Fábio Nogueira, o Presidente do TCU, Ministro José Mucio, o Presidente da Audicon, Ministro substituto Marcos Bemquerer Costa, o Presidente do IRB, Ivan Bonilha, o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, o Presidente do CNPTC, Edilson Silva, o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, Presidente do TJ-PR, o Conselheiro Nestor Baptista, Presidente do TCE-PR, Conselheiro Marco Peixoto Presidente da ASUR, Conselheira Anilcéia Machado, Presidente do TC-DF e Mariana Favoreto Thiele, assessora jurídica da Itaipu Binacional.

O Ministro destacou os 130 anos da República e que os Tribunais de Contas, assim como Judiciário, são fruto desse sistema em que as coisas do Estado pertencem a todos os cidadãos brasileiros. O presidente do STF falou ainda da qualificação dos controladores das contas do Brasil: “são pessoas que têm expertise para promover o melhor exame das contas públicas”. Já o presidente da Atricon, Fábio Nogueira destacou que a essência da república é o cidadão e que esta é razão precípua do Controle Externo. “O aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas é direcionado à efetivação das políticas públicas”, disse ele.

O Tribunal de Contas do Acre é representado no evento pelo Presidente, Conselheiro Cristovão Messias, a Diretora da Escola de Contas, Conselheira Naluh Gouveia, a Conselheira, Dulcinéia Benício, a Conselheira Substituta Maria de Jesus, os Procuradores do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha, Mário Sérgio, Anna Helena e João Izidro. Além da Secretária das Sessões, Erika Abud, o Diretor da DAFO, Jeú Bessa, o Auditor de Controle Externo, James Feitosa, do Grupo de Apoio de Informações Estratégicas do Controle Externo – GAICE, o Chefe da TI, José Mário Dantas, a Assessora Técnica da Presidência, Jacira Abdon e o Assessor Militar Cel. Almir Lopes.

Durante todo o dia, antes mesmo da abertura oficial foram realizados vários eventos paralelos entre eles: Reunião da Diretoria da Atricon, Reunião do CJSP/IRB – Comitê de Jurisprudência Súmula e Processo, Reunião Conjunta Diretoria IRB e CNPTC, Encontro da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo – INFOCONTAS,  Encontro da Rede de Comunicação dos TCs, Reunião dos Secretários de Controle Externo, 2º Encontro das Assessorias Militares dos Tribunais de Contas e Apresentação de Trabalhos Científicos.

Assessoria de Comunicação do TCE/AC


Os comentários estão desativados.