I CICLO DE DEBATES DO TCE/AC ACONTECE NO ALTO ACRE

Terça-feira, 5 de novembro de 2019

Um importante momento de aprendizado, assim foi classificado o I Ciclo de Debates do TCE/AC nos Municípios, realizado nesta segunda-feira, 4, em Epitaciolândia. Participaram do encontro gestores e técnicos das prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios de Assis Brasil, Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia.

Durante todo o dia, foram realizadas palestras com os temas: A Gestão Pública Atual Diante da Lei de Responsabilidade Fiscal com o Conselheiro Antônio Jorge Malheiro, Processo Eletrônico do TCE/AC e suas Funcionalidades, ministrada pelo Chefe da TI José Mário, LICON: Instrumento de Melhoria para a Gestão Pública, ministrada pelo Auditor de Controle Externo, Amarísio Freitas e o Papel do Poder Legislativo no Controle Externo aplicada pelo Diretor da DAFO, Jeú Campelo. O Procurador do Ministério Público de Contas, João Izidro, também participou do evento tirando algumas dúvidas e respondendo alguns questionamentos.

“É importante observar que os gestores e técnicos do Alto Acre atenderam ao chamado do TCE/AC para discutir assuntos do dia a dia, sobre prestação de contas, sobre licitações, enfim, toda parte que necessita de um regramento para que se tenha sucesso na prestação de contas”, afirmou o Corregedor do TCE/AC, Conselheiro Antônio Jorge Malheiro.

“Este é meu terceiro ano como prefeita e nesses três anos o Tribunal de Contas tem vindo até os gestores, sejam das Câmaras ou do Executivo e isso é de suma importância para nós que gerenciamos o recurso público. Quero aqui pedir para que esses encontros ocorram mais vezes durante ao ano”. Disse a Prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem.

“Momentos como este, fazem com que os gestores errem menos na administração pública”, foi a afirmação do Prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores.

O I Ciclo de Debates é uma realização do TCE/AC, por meio, da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima. “É desta forma que o Tribunal vem cumprindo seu papel pedagógico, além de se aproximar cada vez mais da sociedade civil.” Disse a Diretora da Escola de Contas, Conselheira Naluh Maria Gouveia.  A terceira e última etapa do evento este ano, acontece nesta quarta-feira, 6, em Rio Branco, na sede do Tribunal de Contas.

Assessoria de Comunicação TCE/AC