TCE/AC SEDIA I CURSO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O evento tem a finalidade de propor uma preparação por parte das autoridades para o enfrentamento dos eventos extremos e das mudanças climáticas foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 26, no auditório da instituição. O Vice-Presidente e Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Acre, Conselheiro, Valmir Ribeiro fez a abertura do Curso que é fruto de uma  parceria entre o Tribunal de Contas – TCE/AC, Governo do Estado do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, Associação dos Municípios do Acre – AMAC e Ministério Público – MPAC.  Segundo os organizadores, a ideia é nivelar o conhecimento sobre a política nacional de proteção e Defesa Civil dos municípios do Acre, demais agentes estaduais e atores das Defesas Civis dos países vizinhos Peru e Bolívia.

Representando a AMAC, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cel. George Santos ressaltou a importância do evento e principalmente das parcerias entre as instituições que resultam em ganhos para a sociedade.  “A gente não trabalha somente as ações de resposta, mas também com a prevenção, preparação e mitigação e eu acredito que nivelar o conhecimento é o que nos leva para frente na questão de gestão pública, para concretizar as ações que a população tanto anseia’’, afirmou ele.

Procuradora do MPE/AC – Rita de Cássia

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (CAOP/MAPHU), Procuradora de Justiça, Rita de Cássia Nogueira Lima, também falou da importância das parcerias na realização do evento e destacou sobre o significado da capacitação, exemplificando o despreparo de autoridades nas tragédias de Mariana e Brumadinho. “Os eventos estão ocorrendo e com mais severidade, tanto a escassez de chuva, tanto a seca, como a questão da cheias, em um espaço mais curto cada vez mais, então nós todos temos que nos preparar para que esses eventos não nos pegue desprevenidos.”

Kelly Gouveia – Chefe da Segunda IGCE – TCE/AC

Kelly Gouveia chefe da 2º Inspetoria Geral de Controle Externo do TCE/AC falou: É muito importante que a gente divulgue aquilo que o Tribunal de Contas faz para além dos números, porque nós temos um trabalho que vai para além, ou seja, a gente analisa também as políticas públicas de cada município e esse índice é muito bacana porque a partir do momento que nós começamos a desenvolver, você pode unir os números que a gente analisa com a qualidade dos serviços que os municípios estão ofertando para a população. Kely apresentou a palestra, “Fiscalização Pelo TCE das Políticas Públicas de Proteção e Defesa Civil”.

Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas Alves

“Eu creio que isso é um grande avanço, quero cumprimentar o estado do Acre e todos os níveis de governança por este evento. Este evento pode mudar a história da gestão de riscos e desastres no Estado do Acre. A gente reúne aqui todos os atores que tem uma contribuição fundamental institucional para que haja uma melhoria na proteção e Defesa Civil”. Afirmou o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas Alves. O curso será realizado pela manhã e a tarde durante toda a semana e será encerrado na sexta-feira dia 30.

Assessoria de Comunicação do TCE/AC