PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS TCE/AC PARTICIPA DE REUNIÃO COM O MINISTRO DA JUSTIÇA SÉRGIO MORO

Sexta-feira, 1 de março de 2019

A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, 26, na sede do Ministério da Justiça em Brasília. A pauta foi proposta pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, com o objetivo de apresentar o Sistema dos Tribunais de Contas.

O encontro reuniu as 33 Cortes de Contas do país, ou seja, Tribunais de 26 Estados e o Distrito Federal, 3 TCs dos municípios: da Bahia, de Goiás e do Pará; 2 de cidades: São Paulo e Rio de Janeiro, além de dirigentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas – Atricon,  idealizadora do evento, Instituto Rui Barbosa – IRB e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios – Abracom.

Combate à corrupção, o panorama do “Sistema Tribunais de Contas”; os programas e ferramentas desenvolvidos para o aperfeiçoamento do Sistema; sugestões para o aprimoramento das gestões pública e fiscal; os resultados obtidos através do Laboratório de Boas Práticas foram alguns dos temas discutidos durante a reunião.

O Ministro Benjamin Zymler representou o TCU e falou do aspecto positivo da interlocução entre as instituições. Já o presidente da Atricon Fábio Nogueira, que falou da estrutura das Cortes de Contas brasileiras e salientou o interesse em colaborar com qualquer pauta republicana, para que o Brasil resgate a governabilidade e retome o desenvolvimento socioeconômico.

Sérgio Moro destacou a relevância dos Tribunais de Contas para a governabilidade. O Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre ressaltou a importância do encontro principalmente pelo trabalho que é desenvolvido de maneira integrada entre as Cortes de Contas.

Assessoria de Comunicação do TCE/AC