TCE/AC encerra agenda de cursos capacitando 1.520 servidores

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Curso completo de licitações com formação de pregoeiro, sistema de registro de preços e gestão e fiscalização de contratos administrativos, realizado em Cruzeiro do Sul – Acre

Fechando a agenda dos cursos de 2018, foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro, o último treinamento do ano de Contratos e Licitações, ministrado pela Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Ana Cristina Araújo. A capacitação foi um pedido da prefeitura de Cruzeiro de Sul e abrangeu os servidores das secretarias da cidade anfitriã, além dos municípios vizinhos Mâncio Lima, Feijó e Rodrigues Alves.

Participaram do treinamento em média 60 servidores que puderam conhecer e entender melhor os procedimentos essenciais da fase interna da licitação, termo de referência, pesquisa de mercado, entre outros.

O curso que teve a duração de 16 horas é o mais solicitado da instituição por envolver todas as questões dos recursos públicos (compras, licitações e processos). Segundo a instrutora as dúvidas estão justamente no sentido de como iniciar a licitação.

“Existem muitas falhas nessa questão de não seguir a sequência lógica do processo e é algo primordial que está de acordo com a Lei. Então, alguns acabam atropelando as normas, não seguindo o rito e nós estamos trabalhando para que possamos orientar com bastante cuidado e não haver prejuízos ao erário público”, afirma.

Atividades 2018

As capacitações realizadas no ano, foram promovidas pela a Escola de Contas da instituição que tem como objetivo, a promoção de cursos de formação e de aperfeiçoamento profissional, com atividades de treinamento e desenvolvimento técnico nas áreas de atuação do Tribunal de Contas, capacitação de servidores e agentes da Administração Pública, conforme necessário.

Todos os órgãos que solicitaram cursos foram atendidos. Para o ano que vem a Escola irá verificar quais áreas estão sendo mais solicitados para fazer uma avaliação e dar continuidade na agenda.

No ano, a Escola realizou 19 eventos para os membros da instituição, jurisdicionadas, estendendo-se também a sociedade civil. Dentre eles, oito foram de Licitações e Contratos, em diversos órgãos na capital e no interior, ministrados pela a Auditora, Ana Cristina.

“Estou me sentindo realizada por ter atendido uma das missões do Tribunal que é a de orientar. É gratificante contribuir com o atendimento desta tarefa, pois, é algo que eu gosto e que tenho prazer em compartilhar um pouco dos meus conhecimentos”, ressalta Ana.

Assessoria de Comunicação – Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC)

Andressa Larissa