TCE/AC reúne gestores para discutir melhorias para os municípios

Quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Naluh Gouveia, juntamente com Auditores de Controle Externo da Instituição, realizou na última terça-feira, 02, reunião com gestores de quatros municípios do Estado com o objetivo de orientá-los para melhoria da qualidade da Saúde e Educação de cada localidade.

A cada dois anos, os conselheiros da Corte de Contas sorteiam entre si, um representante para fazer o trabalho direto com as prefeituras e secretarias. Neste ano, os municípios trabalhados são: Porto Acre, Bujari, Xapuri e Capixaba.

No encontro, foram relatados os problemas que cada cidade apresentou após a validação das respostas referentes ao questionário do Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM). A pesquisa realizada a nível nacional é avaliada em sete dimensões e visa sistematizar as informações e qualidade dos serviços ofertados pelas administrações municipais nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

“Quero agradecer o Tribunal de Contas pela preocupação de mostrar a deficiência de cada município. Através desta reunião, conseguimos perceber aonde precisamos nos adequar para melhor atender a população”, afirma o prefeito interino de Capixaba, Antônio Cordeiro.

Parcerias

O Tribunal de Contas e o Ministério Público do Acre são parceiros em várias ocasiões, inclusive existe um termo de acordo vigente entre ambos.

“Muito dos procedimentos que a promotoria de justiça tem, são deflagrados a partir do encaminhamento de expediente do TCE/AC. O trabalho de fiscalização do Tribunal de Contas, facilita muito a atuação do MPAC, inclusive nós temos um termo de acordo que está vigente e em razão disso nós estamos aqui’, afirma o Promotor de Justiça, Luiz Henrique Rolim, que na ocasião representava a promotoria do Bujari e de Porto Acre.

Representando a promotoria de Xapuri e o extrajudicial de Capixaba, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), José Lucivan Nery de Lima, afirma que apreciou a reunião por ter conseguido se inteirar de algumas deficiências que existem em ambos os municípios.

“Este tipo de reunião é importante para estreitar a parceria entre o Ministério Público e o Tribunal de Contas, porque o TCE tem uma visão técnica da administração pública e para nós é muito importante essa parceria para verificar o que os municípios estão fazendo de ilegalidade e improbidade, para a gente atuar e fazer com que eles se adequem”, afirma.

Assessoria de Comunicação – Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC)

Andressa Larissa