TCE participa de reunião técnica da rede nacional de Indicadores Públicos em Curitiba

Sexta-feira, 13 de julho de 2018

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) participou nos dias 2 a 4 de julho, em Curitiba, da 3ª reunião técnica da Rede Nacional de Indicadores Públicos (Indicon), que é a rede coordenada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O encontro reuniu servidores dos Tribunais de Contas de todo país, dentre eles os Auditores de Controle Externo do TCE/AC, Semírames Dias e Jeú Bessa que juntos discutiram sobre as metodologias, implantação, validação, entre outros assuntos, referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

O IEGM é uma pesquisa realizada a nível nacional, avaliada em sete dimensões e visa sistematizar as informações e qualidade dos serviços ofertados pelas administrações municipais nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. Esse levantamento é realizado através de questionários encaminhados para os gestores, com perguntas referentes ao exercício anterior dos municípios. A partir dessas informações autodeclaradas, os servidores dos Tribunais de Contas vão à campo fiscalizar se os dados fornecidos coincidem com a realidade do local, com essa averiguação os questionários são validados e encaminhados para o Instituto Rui Barbosa.

Foi apresentado na reunião que esses indicadores com algumas modificações também serão aplicados para o Poder Executivo Estadual, ou seja, para o governo.

No Acre, neste ano já foi realizado o trabalho de verificação, todos os 22 municípios participaram do levantamento e foram 100% validados. Esta atividade contribui para o aumento de eficiência com o trabalho de Controle Externo que utilizam dos dados produzidos pela pesquisa, para identificar os setores que exigem maior vigilância da ação fiscalizadora, além de possibilitar que o desenvolvimento da gestão pública local seja analisado de perto.

Órgãos de controles dos países como Argentina e Angola, tendo como referência o Tribunal de Contas já estão utilizando essa metodologia de trabalho.

Assessoria de Comunicação – Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC)

Andressa Larissa

Foto: Site IRB