TCE recebe visita dos Agentes de Desenvolvimento dos municípios do Acre

Terça-feira, 8 de maio de 2018

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) recebeu na manhã da última sexta-feira, 04, a visita dos Agentes de Desenvolvimento dos municípios do Estado do Acre. Eles são o elo entre as prefeituras e os empresários locais em cada município e contribuem com as políticas de desenvolvimento do local e a efetivação dos dispositivos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

O encontro fez parte da programação realizado pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e teve como objetivo proporcionar a esses servidores esclarecimentos de como funciona o processo de prestação das contas públicas.

O grupo, foi recepcionado pelo chefe de gabinete da presidência, Euclides de Bastos, que ressaltou a missão institucional do Tribunal de Contas enfatizando o trabalho pedagógico que a instituição realiza junto aos órgãos e municípios.

Para a Analista Técnica do Sebrae, Miriam Paiva, a visita é uma oportunidade de desmistificar a ideia que o Tribunal é um órgão que visa apenas fiscalizar e penalizar.

“ A ideia principal de visitar o órgão foi para mostrar o trabalho de orientação que o TCE executa e dar a oportunidade aos agentes de conhecer melhor sobre o funcionamento do processo de prestação de contas, assim estreitando o contato entre ambos”, afirma, “O Sebrae está fazendo um encontro itinerante onde buscamos ir em todos os órgãos e com certeza não poderia faltar o Tribunal de Contas”, finaliza.

As informações foram disponibilizadas e as dúvidas esclarecidas, através de uma palestra realizada pela chefe da Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (Dafo) do TCE-AC, Semírames Dias e os chefes da Inspetoria Geral de Controle Externo (1ª Igce), Gustavo Maia e Jéu Bessa (2ª Igce).

Após o “bate-papo” e acompanhados pelo servidor Pablo Angelim Hall, a equipe foi levada para conhecer a estrutura e a funcionalidade dos setores da instituição.

Assessoria de Comunicação / Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC)

Andressa Larissa