TCE oferece capacitação sobre Prestação de Contas para gestores em Rio Branco

Segunda-feira, 19 de março de 2018

Ciente das dificuldades dos jurisdicionados de acesso ao aprimoramento profissional de excelência em razão de fatores como custos e disponibilidade de tempo, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realizou, na manhã desta sexta-feira (16) o “I Encontro Técnico: TCE/AC e os municípios 2018”.
O encontro teve como principal tema a “Prestação de Contas Municipais: Orientação sobre normas e procedimentos a serem adotados”. O tema foi abordado com o objetivo de trocar experiências a partir de dificuldades evidenciadas nos processos de fiscalização e prestações de contas anuais.
A diretora da Auditoria Financeira e Orçamentária do TCE (DAFO), Semírames Dias, ressalta que o foco do encontro é contribuir com as prestações de contas e evitar as principais falhas e irregularidades.
“O nosso foco é evitar a ausência de informações, muitas vezes os municípios têm os documentos necessários para prestação de contas, mas não nos encaminham e acaba resultando em irregularidades, então esse encontro é primordial para que todos os municípios possam tirar dúvidas e ter orientação”, afirma a diretora.
O prazo para que Prefeituras e Câmaras enviem ao TCE/AC os dados relacionados à Prestação de Contas de 2017, encerra no dia 31 de março.
Além de Rio Branco, participaram do encontro representantes dos municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard.
O presidente do TCE/AC, conselheiro Valmir Ribeiro, destaca a preocupação que o Tribunal de Contas tem em orientar os gestores na utilização dos recursos públicos para que não venha haja problemas na prestação de contas, garantindo benefícios a sociedade.
“O nosso papel hoje está sendo pedagógico! De 4 em 4 meses o Tribunal de Contas está junto aos municípios, orientando os nossos gestores de como deve empregar os recursos públicos para que eles não venham ter problemas na prestação de contas. Nossa preocupação em orientar viabiliza principalmente a aprovação dessas contas, pois quanto menos problemas tiverem melhor para sociedade”, afirma Ribeiro.
Compuseram a mesa de solenidade ao lado do presidente a conselheira Naluh Gouveia, a auditora Maria de Jesus, os prefeitos de Senador Guiomard, André Maia, de Bujari, Romualdo Araújo, de Jordão, Elson Farias e de Manoel Urbano, Altanízio Sá.
De acordo com o prefeito de Jordão, Elson Farias, o Tribunal tomou uma atitude correta, em oferecer aos municípios este curso. Farias, afirma que o seminário traz uma reciclagem, principalmente para os gestores que obtém auxilio para tomarem decisões e não depararem com problemas no futuro.
“A gente volta a fazer uma reciclagem da nossa equipe que trabalha juntamente com o Tribunal de Contas. O curso é indispensável porque tira as nossas dúvidas, norteia para as novas mudanças relacionado a prestação de contas, entre outros. Então, só tenho que agradecer a essa instituição por nos oferecer está orientação ”, afirma Farias.

Assessoria de Comunicação – Tribunal de Contas do Estado do Acre

(Andressa Larissa)