Tribunal de Contas realiza “Curso de Auditoria Contábil e Financeira”

Segunda-feira, 5 de março de 2018

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) realizou, entre os dias 27, 28 de fevereiro e 1º de março, na sala de treinamentos da instituição, o “Curso de Auditoria Contábil e Financeira”. Abrindo a agenda das ações educacionais para os servidores desta corte, o evento foi a primeira realização da Escola de Contas do ano de 2018 e teve como convidado o palestrante Silvio Aparecido Crepaldi.

O curso foi voltado a Auditores de Controle Externo do TCE-AC, Conselheiros, Procuradores, Controlador interno e seus respectivos Assessores. A capacitação teve carga horária de 24 horas com o objetivo de propiciar um refinamento dos conceitos de auditoria contábil para que os servidores do TCE possam empregar nas auditorias públicas, inspeções e consultorias para diversos órgãos e municípios do estado.

Dentre os principais tópicos, foram abordados os temas como Fundamentos de Auditoria, Auditoria interna e externa, organização de firmas, normas, testes de auditorias, controle interno, papéis de trabalho, planejamento, entre outros.

Para o servidor Valdecir Duarte o curso foi de fundamental importância pois proporcionou aos auditores mais conhecimentos para que possam fazer uso desses aperfeiçoamentos durante a execução do trabalho.

“O Tribunal precisa estar sempre à frente das novas mudanças da legislação. Com isso é fundamental ter estes cursos de capacitação para que os servidores possam estar cada dia mais bem preparados para enfrentar o trabalho diário de auditoria”, afirma Duarte.

Biografia

Silvio Aparecido Crepaldi possui Doutorado em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas. Mestre em Administração. Graduado em Direito, Ciências Contábeis e Administração. Docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil. É avaliador de cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Direito, e Avaliador de instituições de ensino superior do INEP-MEC. Atua como Perito do Juiz do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais e da Justiça Federal – Subseção Judiciária de Uberlândia-MG. Parecerista e Avaliador de vários artigos e revistas.

Assessoria de Comunicação / Tribunal de Contas do Estado do Acre.

Andressa Larissa