Auditora do TCE ministra curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos no MPAC

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


A auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Ana Cristina Araújo, ministrou nos dias 22 e 23 deste mês, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. O evento ocorreu no Centro de Estudo de Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), localizado no anexo I do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e teve como objetivo a reciclagem dos servidores para melhor atender as demandas do órgão.

Direcionado aos fiscais de contratos da instituição anfitriã, participaram do encontro aproximadamente 50 servidores que puderam conhecer e entender melhor todo o processo de contratos e licitações para que sucessivamente possam executar as ações no âmbito ministerial.

Segundo a diretora de controle interno do MPAC, Rosimeire Ribeiro, o curso de reciclagem foi idealizado na época em que ela era pregoeira da licitação. “Durante o período que estive como pregoeira percebi a deficiência da fiscalização. O fiscal precisa entender todo o processo de um contrato para que possa executar de maneira correta a vistoria. O preparo deste servidor é fundamental, tendo em vista que ele é responsabilizado por supervisões realizadas de formas incorretas”, afirma.

Parcerias

O secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Rodrigo Curti, ressaltou a importância da capacitação dos servidores especialmente na área de fiscalização dos contratos e enalteceu a parceria entre os órgãos.

“Utilizamos dessa parceria que temos com o Tribunal de Contas do Estado para a realização do evento. O TCE sempre foi um órgão parceiro, tanto nas ações de fiscalização promovidas em conjunto com o Ministério Público, quanto na realização de cursos”, disse “A palestra será excelente e a auditora Ana é muito preparada e com certeza após a realização do curso os nossos servidores sairão mais capacitados e mais hábeis para cumprir o seu papel, finaliza o promotor de justiça.

O curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos é o campo que o Tribunal de Contas mais recebe solicitações dos jurisdicionados e parceiros. A auditora Ana Cristina é uma das instrutoras, por ser pregoeira, membro da Comissão Permanente de Licitação do TCE/AC, responsável pela elaboração de editais, termos de referências e licitações e Pós-graduada em Licitações e Contratos Administrativos.

Assessoria de Comunicação / Tribunal de Contas do Estado do Acre.

Andressa Larissa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *