TCE-AC divulga Índice de Efetividade de Gestão dos Municípios (IEGM/2017)

Quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) disponibiliza, no portal da instituição, o resultado do levantamento do Índice de Efetividade de Gestão dos Municípios (IEGM/2017), referente ao exercício de 2016.

A pesquisa realizada nacionalmente visa sistematizar as informações e qualidade dos serviços ofertados pelas administrações municipais nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas, governança em tecnologia da informação, controle interno e receita.

Os índices possibilitam que o desenvolvimento da gestão pública local seja avaliado de perto pelos prefeitos, vereadores e munícipes. Garantindo, desta forma, atender as necessidades da população e avaliar e corrigir erros e consolidar os avanços

No Acre, todos os 22 municípios participaram do levantamento. Os dados foram elaborados por servidores do TCE-AC, a partir de informações autodeclaradas pelos gestores, referente ao exercício anterior e com validação em 100% dos municípios. O levantamento buscou correspondência entre as respostas apresentadas eletronicamente e a realidade encontrada de modo presencial.

A análise revelou que os municípios do Acre obtiveram índice de 0,46, classificados como baixo nível de adequação, representado pela letra C. Verificou-se que dois municípios possuem gestão pública considerada “efetiva”, e dois foram considerados “em fase de adequação”, enquanto 18 cidades acreanas com “baixo nível de adequação”, portanto, em nível nacional, encontra-se abaixo da média (faixa C+, em fase de adequação).

Para conferir os dados referentes ao índice de efetividade de gestão dos municípios, basta acessar a página do Instituto Rui Barbosa, no link: http://iegm.irbcontas.org.br/), disponível ao público geral.

Assessoria de Comunicação/ Tribunal de Contas do Estado do Acre.