Rio Branco sediou a última etapa do “Seminário: Encontro Técnico TCE/AC e os municípios 2017”

Quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) por meio de sua Escola de Contas, realizou entre os dias 27 e 28 deste mês, a última etapa do “Seminário: Encontro Técnico TCE/AC e os municípios 2017″. O evento aconteceu no Plenário da instituição e foi oferecido com o objetivo de capacitar e aprimorar o trabalho feito no monitoramento das prestações de contas. Além de Rio Branco participam do seminário os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard. Essa é a terceira vez que o encontro é realizado em âmbito estadual.

Ao todo, ocorreram 11 palestras, ministradas por profissionais que debateram sobre Lei de Responsabilidade Fiscal; Improbidade Administrativa; Planejamento Orçamentário e Governança Fiscal; Execução do Planejamento Orçamentário; Índice de Efetividade da Gestão Municipal; Gestão do Patrimônio Público, entre outras.

Prestigiaram o evento, o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Valmir Gomes Ribeiro, o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Lima Cordeiro, o procurador do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha Mendonça, o presidente do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC), Fábio Mendes Macêdo, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Valmiki Francisco da Silva e o promotor do Ministério Público, Doutor Wendy Takao Hamano.

O presidente do TCE/AC, conselheiro Valmir Ribeiro ressaltou a importância do Encontro Técnico. ‘’ O TCE-AC tem a missão de orientar os nossos gestores. E nada melhor do que oferecer esse evento para trazer vereadores, prefeitos, assessores para que possamos dialogar e situar o que o Tribunal de Contas precisa, o que realmente as leis estão exigindo para que o erário público seja bem aplicado’’, disse.

Para o presidente, a meta número um do Tribunal de Contas, é a aplicação dos recursos de maneira correta, para que não haja problemas com os prefeitos e o estado venha a ganhar e consequentemente a sociedade. ‘’Os recursos são muito curtos. Quanto melhor aplicado, melhor vão ser os resultados para a nossa comunidade’’.

Participação

De acordo com o prefeito de Manoel Urbano, José Altanízio Taumaturgo Sá, o Tribunal tomou uma atitude correta, em relação ao encontro. Altanízio, afirma que o seminário traz um aprendizado imprescindível, principalmente para os gestores que obtém auxilio para tomarem decisões e não depararem com problemas no futuro.

‘’Participei de todos os encontros do tribunal, e isso me deixa em uma situação confortável. O seminário foi uma grande oportunidade de aprendizado que só engradece e deixará melhor a gestão pública’’, conclui o prefeito.

Assessoria de Comunicação/ Tribunal de Contas do Estado do Acre.