TCE oferece curso online para auxiliar Prefeituras na elaboração do PPA

Quinta-feira, 20 de julho de 2017

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), por meio da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra, realiza entre os dias 1º e 15 de agosto de 2017, o primeiro curso online da Instituição.

Com o tema: “Planejar é preciso!”, o curso visa capacitar servidores públicos municipais na elaboração do Plano Plurianual (PPA), alinhado com a agenda dos Planos Municipais de Educação e o Plano Nacional de Educação.

O presidente do TCE, conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, lembra que o curso faz parte das ações pedagógicas de capacitação e formação dos gestores públicos, com objetivo de evitar prejuízos na gestão dos recursos públicos.

“O TCE é um parceiro dos gestores. Queremos que todos possam desempenhar com muita eficiência e qualidade a gestão pública. Estamos indo aos municípios, oferecendo capacitações e nos colocando sempre à disposição para auxiliar. Agora, vamos oferecer um curso totalmente online, colaborando na elaboração do PPA dos municípios. Mais uma oportunidade para que cada gestor possa melhor sua administração”, afirmou.

O PPA é um dos mais importantes instrumentos de planejamento, e sua elaboração é um momento estratégico para que a Prefeitura Municipal possa reunir sua equipe e desenvolver seu planejamento municipal de políticas públicas, portanto, a articulação do PPA com o Plano Municipal de Educação é essencial para dar concretude as metas e estratégias estabelecidas para a educação.

Para a auditora de controle externo, Fernanda Santana, que ministrará o curso, “uma gestão pública eficiente perpassa primeiramente por um planejamento condizendo com a realidade local aperfeiçoando a busca pela eficiência dos produtos e serviços prestados a população em cenários em que os recursos públicos são cada vez mais escassos”.

Ela lembra que nos próximos anos, a União, os Estados e os Municípios tem uma importante agenda em pauta consignada pela Lei Federal nº 13.005/2014 que estabeleceu o Plano Nacional de Educação com metas e estratégias para o decênio 2014-2024.

“Em momentos de crise, como a qual os municípios se deparam nos dias hoje, planejar estrategicamente áreas como educação pode ser peça chave para o fomentar o desenvolvimento local, principalmente em panoramas com relativa dependência de recursos”, explicou.

A Escola de Contas é coordenada pela conselheira Dulcinéa Benício e vem realizando uma série de atividades como cursos e palestras, visando sempre a formação e capacitação dos gestores acreanos.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3025-2091 ou 3025-2093.