Entre os dias 22 e 23 de setembro foi realizado em Salvador/BA, o 12º Encontro de Economia Baiana. Em 2016 o evento teve como tema “Crise Econômica: Interpretações e desafios à retomada do crescimento sustentável”, e contou com a presença de Fernanda Santana – analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre – Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que apresentou o artigo “Escassez de água e os resultados educacionais dos universitários nascidos no semiárido brasileiro”. Durante o evento ocorreram 9 mesas de apresentações, com 27 artigos selecionados nas áreas de Economia Baiana, Economia regional e Financiamento do Desenvolvimento.
A analista fala da importância da visibilidade da Meta 1 do Plano Nacional de Educação que visa universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.
“É um evento voltado para os economistas e reúne trabalhos em várias áreas da economia em todo o Brasil. O debate da mesa enfatizou as políticas públicas em educação e ressaltou a importância das metas do Plano Nacional de Educação, sobretudo a Meta 1 que trata do ensino infantil, pois uma das conclusões do artigo apresentado é de que o período intrauterino e os primeiros anos de vida são essenciais para a formação da cognição dos indivíduos.
Fernanda Santana acrescenta o papel da Meta no desenvolvimento infantil.
“Em outras palavras, as condições iniciais têm papel relevante ao longo da vida e, com isso advoga-se para investimentos em políticas públicas voltadas as idades prematuras, uma vez que as formações das habilidades dos indivíduos são adquiridas com mais facilidade em idades precoces. Logo, neste cenário a Meta 1 ganha visibilidade como uma luz para a transformação do nível educacional do Brasil no longo prazo”.
MINICURRÍCULO DA ANALISTA
Doutora em Economia na área de Economia Regional e Políticas Públicas, Mestre em Economia de Empresa (2012), Especialista em Gestão Pública Municipal (UEPB) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui experiência em docência como tutora a distância em Pós-Graduação no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal (UFPB Virtual) e atualmente atua como Analista de Controle Externo – TCE-AC na área de economia.
Assessoria de Comunicação/Tribunal de Contas do Estado do Acre
José Faustino Vieira
Deixe uma resposta