Curso de monitoramento de redes é realizado no Tribunal de Contas do Estado do Acre

Segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Os servidores do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), analistas de controle externo e demais servidores lotados na TI da instituição, participam entre os dias 29/08 e 02 de setembro durante todo o dia, do curso “Monitoramento de redes no Zabbix”, que está sendo ministrado pelo Mestrando em Sistemas Computacionais pela Universidade Federal Fluminense, Janssen do Reis Lima, que há mais de 18 anos atua na área de Tecnologia da Informação. O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado nas instalações do CPD da instituição.

Alex da Silva Brilhante, auxiliar técnico de controle externo do TCE/AC, fala da importância e do objetivo do curso para os servidores da instituição e os seus benefícios para o público externo.

“O Tribunal de Contas do Estado do Acre tem primado pelo pleno funcionamento dos seus serviços e servidores. O Zabbix visa melhorar todos os sistemas, qualidade no atendimento, na prestação de serviços do TCE/AC tanto ao seu público interno quanto aos usuários externos que são as demais entidades que têm acesso aos serviços prestados pelo TCE, como prefeituras e o próprio governo do Estado. Primando por isso a instituição está qualificando a sua equipe nessa ferramenta que atualmente é a melhor do mercado quando se diz respeito a monitoramento de redes”, explica Alex.

O que é Zabbix?

O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços. A arquitetura Zabbix e a flexibilidade dos módulos permitem que a ferramenta seja utilizada para o monitoramento convencional (vivo/morto – on/off), acompanhamento de desempenho de aplicações, análise de experiência de usuário e análise de causa raiz em ambientes complexos, através do servidor Zabbix e as regras de correlacionamento.

A ferramenta de monitoramento de redes Zabbix oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados. Os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos.

O Zabbix permite monitoramento agentless (sem agentes) para diversos protocolos e conta com funções de auto-discovery (descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de métricas em itens monitorados).

Assessoria de Comunicação/Tribunal de Contas do Estado

José Faustino Vieira