Tribunal de Contas oficializa parceria com o FOCCO

Terça-feira, 21 de junho de 2016


O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) assinou na manhã desta terça-feira, 21 de junho, o termo de adesão ao Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção no Estado do Acre (FOCCO/AC). Além da assinatura do termo, a 3ª Reunião Ordinária do Fórum discutiu assuntos colocados em pauta pelas instituições participantes.

De acordo com a Presidenta do TCE, Conselheira Naluh Maria Lima Gouveia, a assinatura oficializa uma parceria já atuante. “O TCE já participa informalmente das atividades do FOCCO, esse foi o momento de fortalecer várias pautas conjuntas. Hoje não se tem condição de trabalhar sem parceria, cada instituição tem um limite de atuação, então precisamos trabalhar nessa parceria para que as ações sejam conjuntas e mais firmes no sentido do resgate do dinheiro público do que é certo, ” declara.

A reunião contou com a participação do Ministério Público Especial do Tribunal de Contas, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Controladoria Geral da União (CGU/AC), Controladoria Geral do Estado do Acre (CGE/AC), Consultoria Jurídica da União no Estado do Acre (CJU/AC), Controladoria Geral do Município de Rio Branco (CGM/RB) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo o Secretário de Controle Externo do TCU/AC, José Janaildo dos Santos, a base de atuação do Fórum são as ações, e o objetivo das reuniões é tratar dessas ações em andamento que envolvem prevenção, detecção e punição da corrupção. “O Fórum é essa comunidade que se mostrou hoje aqui, troca de informações, metodologias e demonstrações do que dá certo ou não nos órgãos de controle municipais, estaduais e federais, e a partir dessa perspectiva construir novas soluções para atender da melhor forma possível a sociedade”, afirma.

Durante a reunião o TCE apresentou aos convidados como funciona o Licon (Portal das licitações e Contratos), uma ferramenta que acompanha tempestivamente os processos licitatórios promovendo a transparência na administração pública.

Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Thanmara Gonçalves)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *