TCE conclui 1ª fase de elaboração do Planejamento Estratégico 2016/2020

Sexta-feira, 27 de maio de 2016


 DSC0189 CopyO Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) reuniu seus servidores na quarta-feira, 25, para apresentar os resultados da 1ª fase de elaboração do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos. Nessa fase foram pontuados os objetivos gerais, de nível estratégico, aqueles que representam as metas da instituição como um todo.

A formulação do Planejamento Estratégico, iniciado em fevereiro deste ano, tem como pilares de sustentação os resultados da auto avaliação promovida através do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas/2015 (MMD-TC), ferramenta integrante do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), promovido pela Atricon e da pesquisa situacional realizada no final de 2014 e atualizada em março de 2016.

O analista de controle externo e assessor da presidência, Odair Scharnowski, realizou a apresentação e explicou que além dos resultados do MMD-TC e da pesquisa produzida com servidores no início da gestão da Presidenta, Conselheira Naluh Gouveia, foram utilizadas as peças de planejamento de outros Tribunais de Contas como forma de modelo para construção de alguns indicadores. DSC0210 Copy

De acordo com o assessor, o projeto foi aprovado pelos conselheiros e o próximo passo será trabalhar o detalhamento tático destes objetivos estratégicos, que representarão a forma como cada servidor ou setor contribuirá para o alcance das metas institucionais, ou seja, definir metas, prazos, competência e responsabilidades de cada indivíduo.

“O mais importante deste processo é que, ao final de tudo, ele realmente represente o que estamos buscando no Tribunal do longo prazo. É a continuidade das ações e projetos ao longo do tempo, otimizando os escassos recursos e mão de obra disponível. É esse o principal foco do planejamento. Assim, o planejamento vai nos ajudar a organizar, concatenar e principalmente acompanhar, essas ideias e ações, evidenciando o que devemos fazer antes para atingir o objetivo lá na frente”, explicou.

O TCE pretende finalizar o Planejamento Estratégico 2016/2020 até o final do mês de julho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *