Palestra sobre saúde do trabalhador orienta servidores do TCE

Terça-feira, 10 de maio de 2016


DSC 0302Na manhã de ontem, 09 de maio de 2016, uma equipe do Centro Estadual de Referência em Saúde do trabalhador (CEREST) realizou uma palestra para servidores do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC).

A palestra, ministrada pelo sociólogo José Antônio Cordovil, abordou os riscos e perigos para a saúde que podem estar presentes no trabalho, além de explicar o que é o CEREST e como funciona. Na equipe também estavam a enfermeira Lucrécia Batista e a assistente social Angélica Thaís.

A ação faz parte do mês comemorativo do trabalho e conta com a participação da Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização que acompanha a equipe promovendo a interação dos servidores por meio de teatros, dinâmicas e ginástica laboral, coordenada pelo educador físico Fernando Araújo.

A assistente social Angélica Thaís explica que o CEREST trabalha com orientação e prevenção e por isso é necessário que os servidores conheçam a atuação do Centro e tenham consciência da importância desse trabalho. “Por meio dessa ação o trabalhador tem informações a respeito de sua saúde, isso previne e diagnostica doenças em fase inicial e a chance de cura é quase 100%”, afirma.DSC 0311DSC 0292

Atualmente existem mais de 200 CERESTs, esses Centros são vinculados à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) que foi instituída pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria Ministerial GM/MS nº 1.679 de 20/10/2002. No Acre, o CEREST iniciou em 2005 e é parceria do Governo Federal, Estadual, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e Sistema único de Saúde (SUS).

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *