TCE apresenta Licon para público empresarial

Terça-feira, 29 de março de 2016


DSC 0036 CopyO Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) realizou um encontro para empresários do estado com o objetivo de apresentar o Portal das Licitações e Contratos – Licon. O evento aconteceu na noite da última quarta-feira, 23, no auditório da FIEAC (Federação das Indústrias do Estado do Acre), e foi ministrado pela Diretora da DAFO/TCE, Semírames Dias e pelo Coordenador do Grupo de Trabalho do Licon, Roney Caldera.

A palestra contou com a participação da FIEAC, TCU/AC, SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre), SINCEPAV (Sindicato da Indústria de Construções de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do Estado do Acre), Fecomécio/AC, CREA/AC e ACISA (Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre).DSC 0005 Copy

O Licon permite ao TCE o acompanhamento tempestivo dos processos licitatórios de seus jurisdicionados, o monitoramento dos prazos processuais, bem como, a documentação dos participantes das licitações, sendo capaz de acompanhar as diversas modalidades previstas na lei, inclusive o pregão pelo sistema de registro de preços e outras.

Além disso, o Portal das Licitações incentiva a sociedade ao exercício do controle social, ação que faz parte da missão do Tribunal de Contas. Para a Presidenta do TCE, Conselheira Naluh Gouveia, a ideia é que os empresários olhem de forma crítica para a ferramenta e façam sugestões visando o aprimoramento do sistema.

De acordo com o Presidente do Sinduscon, Carlos Afonso Cipriano, o Licon é uma forma de prevenir problemas no início dos processos. “É uma ferramenta fantástica que vai melhorar demais a gestão pública e a vida dos empresários, pois é um sistema que coíbe os erros pelo início”, argumentou.DSC 0015 Copy

Durante o evento, o Secretário da SECEX/AC, o Auditor Federal José Janaildo, apresentou um projeto de Avaliação de Sistemas de Controles Internos das municipalidades, uma ação conjunta dos órgãos de controle estaduais e federais junto aos municípios do estado do Acre. O projeto tem o objetivo de avaliar os controles internos administrativos dos municípios e induzir práticas para minimizar a ocorrência de erros e fraudes.

Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Thanmara Gonçalves)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *