Jornada discute sobre administração pública com participação da sociedade

Segunda-feira, 21 de março de 2016

DSC 0350 CopyO Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) realizou, na última sexta-feira, 18, a Jornada Científica – Despesa com Pessoal: Impacto nos Entes da Federação. O evento em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) reuniu mais de trezentas pessoas no auditório da OAB/AC (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Acre).

Entre as autoridades estiveram presentes, a Presidenta do TCE, Conselheira Naluh Gouveia, a Vice-Governadora do Acre, Nazareth Araújo, o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Sebastião Helvecio de Castro, o Procurador Adjunto para Assuntos Administrativos e Institucionais, Carlos Roberto Maia e os Conselheiros da Corte de Contas do Acre, Dulcinéa Benício, Cristóvão Messias e Antônio Jorge Malheiro, que ministrou a palestra.

A Presidenta do TCE declarou que o evento representa a capacitação eficiente dos Tribunais de Contas, instituições que estão a cada dia em evidencia e precisam estar presentes nas gestões públicas. “Vivemos a crise que é reflexo da falta do controle que infelizmente no momento não houve, por isso as instituições de controle devem estar presentes nas gestões, para mostrar que é preciso aplicar o que a lei exige, mas principalmente com qualidade, onde a população sinta a boa gestão e que o dinheiro público seja bem respeitado”, afirmou.

Ainda manifestou seu apreço pela instituição. “Eu gosto de trabalhar com muita paixão, e estou cada dia mais apaixonada por esse trabalho no sentido de ver que o Tribunal é uma instituição que pode ajudar muito, precisamos ter em mente que somos um selo de qualidade em que as pessoas saibam que se o Tribunal está fiscalizando os procedimentos estarão corretos”, disse.DSC 0440 Copy

O palestrante do evento destacou a relevância da Jornada. “É um assunto extremamente importante que nós temos a oportunidade de debater com a sociedade, com as pessoas que operam o direito administrativo, com os órgãos, prefeituras e estado, é uma discussão muito útil”, explicou.DSC 0465 Copy

A Jornada Científica do IRB é um programa de capacitação em temas de interesse do Controle Externo que é realizado em todos os Tribunais do Brasil, com o objetivo de aprimorar os trabalhos dessas instituições. As palestras são filmadas e disponibilizadas no site do IRB permitindo que as aulas sejam expostas a um público ainda maior.

“Os Tribunais de Contas do Brasil estão muito preocupados em melhorar a administração pública, para isso o conhecimento é fundamental, não apenas o conhecimento das leis e normas que gerem a administração pública, mas sobretudo, o conhecimento de políticas públicas que levam ao melhor resultado para o cidadão”, disse o Presidente do IRB.

Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Thanmara Gonçalves)