Mais de trezentos inscritos participam do 2º Ciclo de Palestras do TCE

Quinta-feira, 10 de março de 2016

DSC 0176 CopyO Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), realizou ontem, 09 de março de 2016, o Ciclo de Palestras “Fortalecendo o Controle Social Sobre os Recursos da Educação”. Esta é a segunda edição do evento que reuniu mais de trezentas pessoas durante todo o dia, no auditório da Faculdade Meta (FAMETA).

O evento contou com a participação da Presidenta do TCE/AC, Conselheira Naluh Gouveia e do Vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista. Além da presença do público alvo, composto por diretores de unidades escolares e membros de conselhos.DSC 0141 Copy

O Vice-prefeito ressaltou o benefício que a capacitação proporciona para a sociedade. “As escolas estão que com seus conselhos participando dessa atividade. Como o conselho escolar é um instrumento que dialoga com a sociedade, por intermédio dele pode-se repassar esse aprimoramento da execução dos recursos públicos com a qualidade e transparência que a própria lei já determina”, explicou.

Ainda destacou que o Ciclo de Palestras é um debate transparente em que é discutido junto ao Tribunal de Contas a aplicação correta dos recursos de maneira a evitar o descumprimento das legislações. “Temos uma responsabilidade muito grande com os ponteiros de descentralização que estão colocados na política nacional de educação e esse curso proporciona essa segurança”, complementou.

As palestras abordaram os seguintes temas: Procedimentos Específicos da Execução Orçamentária e Financeira, Licitações e Contratos na Prática, Gestão Patrimonial e Prestação de Contas na Prática. Os participantes expuseram suas dúvidas e compartilharam experiências de suas gestões.

Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Thanmara Gonçalves)