TCE apresenta sistema de controle de pessoal

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

04 01 2016 13 57 26O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) apresentou na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, o Sistema de Controle de Atos de Pessoal (SICAP) para servidores das prefeituras do Acre. O sistema será implantado com o objetivo de coletar e analisar informações sobre a folha de pagamento das entidades jurisdicionadas.

O SICAP foi apresentado pelo chefe técnico de informática Mario Dantas que esclareceu como será o uso do sistema e quais informações devem ser disponibilizadas ao TCE entre elas o histórico funcional e contracheque. Outros esclarecimentos foram feitos pela presidenta do TCE Naluh Gouveia e a diretora da DAFO Semírames Dias.

O sistema está sendo desenvolvido desde outubro, e ainda, a elaboração do manual de referência. A equipe técnica da DAFO, de TI, assessoria da presidência, recursos humanos e controle interno também devem contar com o apoio da controladoria de Rio Branco, o intuito é que ela atue como piloto no sistema.

As informações para o SICAP serão solicitadas a partir do 1º semestre de 2016, mas a remessa tem a data limite de entrega até 30 de julho do próximo ano. E devem ser disponibilizadas pelos jurisdicionados do estado.

A decisão sobre o processo de implantação do sistema foi publicada no Diário Eletrônico de Contas (DEC) no dia 24 de novembro de 2015, mas o regimento que define o funcionamento só será publicado no próximo ano. A apresentação prévia do SICAP é para melhor adequação do jurisdicionado ao sistema, conforme a decisão publicada.

Já havia a intenção de implantar o sistema no TCE em anos anteriores. “Nessa gestão a Conselheira tentou reativar o projeto, e aproveitamos para mudar um pouco o foco, ao invés de trabalhar com a parte de admissão, resolvemos trabalhar com a parte da folha, que é uma área mais fácil de trabalhar e teríamos uma efetividade maior no controle”, afirma o chefe técnico de informática Mario Dantas.

Assessoria de Comunicação do
Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Franciane Santos)

Já havia a intensão de implantar o sistema no TCE em anos anteriores. “Nessa gestão a Conselheira tentou reativar o projeto, e aproveitamos para mudar um pouco o foco, ao invés de trabalhar com a parte de admissão, resolvemos trabalhar com a parte da folha, que é uma área mais fácil de trabalhar e teríamos uma efetividade maior no controle”, afirma o chefe técnico de informática Mario Dantas.

Assessoria de Comunicação do

Tribunal de Contas do Estado do Acre