TCE apoia ações em evento Contra a Corrupção

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

11 12 2015 22 10 24O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) é uma das instituições parceiras nas atividades referentes ao Dia Internacional Contra a Corrupção, realizadas nos dias 7,8 e 9 de dezembro. A Iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU) que conta também, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Federal do Acre (IFAC) e Prefeitura de Rio Branco.

Durante as atividades, alunos do IFAC apresentaram trabalhos de pesquisa realizado em quatro municípios, orientado pelo tutor Nick Andrew, servidor da CGU. “A ideia é trazer o interior do estado para esse evento, elaboramos um projeto de pesquisa com alunos do IFAC, de Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá. Eles fizeram uma avaliação de prestação de serviço de saúde, fornecimento de medicamentos de farmácia básica e avaliação da transparência do município”, explicou.

As apresentações aconteceram no Via Verde Shopping, onde estavam expostos os projetos e o material institucional para distribuição. A ação foi inspirada no trabalho do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), um grupo de voluntários, instruídos na área e que mobilizam a sociedade para o controle social.11 12 2015 22 06 24

O último dia do evento, realizado no auditório da polícia federal, encerrou com a palestra – Efetividade do Controle Social: fundamentos e “cases”, ministrada pelo diretor do IFC e auditor cívico, Denis Moura, além do painel de discussão – Aprofundamento de temas da palestra e apresentação de casos e ações de controle, publicidade e transparência dos órgãos e entidades envolvidos.11 12 2015 22 24 51

Estiveram presentes representantes do TCE/AC, TCU, governo, prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre (OAB/AC), Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral do Estado (CGE), Delegacia de Polícia Federa (DPF/AC), entre outras instituições.

Assessoria de Comunicação do
Tribunal de Contas do Estado do Acre