TCE forma grupo de estudos sobre as normas internacionais de auditoria

Quinta-feira, 26 de novembro de 2015


DSC 0006 CopyCom o objetivo de consolidar o conhecimento sobre as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) formou um grupo de estudos sobre o tema. Na segunda-feira, 23 de novembro o grupo se reuniu pela primeira vez na sala de treinamento da Escola de Contas.

A ação visa o cumprimento da resolução do TCE/AC 98, de 27 de agosto de 2015, que determina a adesão das normas do ISSAI, as regras estabelecem padrões internacionais de auditoria governamental. Após os estudos o próximo passo será aplicar as normas aos trabalhos de análise técnica que são as inspeções e auditorias, de acordo com a Diretora de Auditoria Financeira e Orçamentaria (DAFO) do TCE Semírames Dias.

O conteúdo dos estudos baseiam-se nas normas do ISSAI que abrangem os princípios fundamentais sobre a auditoria do setor público, auditoria financeira, auditoria operacional e auditoria de conformidade. De acordo com a Diretora da DAFO vários Tribunais de Contas do Brasil já adotaram essas normas internacionais e os grupos de estudos são uma estratégia para dar conhecimento aos servidores sobre a resolução e as normas.

Os analistas de todas as Inspetorias Gerais de Controle Externo (IGCE) participam dos grupos de estudo que ocorrem diariamente sob a coordenação dos inspetores Luiz Gustavo, Jeú Campelo, Lívia Santiago, Érika Arruda e Juliana Abreu. A previsão de término dos estudos é para o dia 18 de dezembro.

As regras do ISSAI são elaboradas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) e traduzidas pelo Tribunal de Contas da União, em 2015. As normas visam promover a realização de auditorias independentes e eficazes pelas Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS).

A resolução 98/2015 do TCE/AC está disponível no Diário Eletrônico de Contas (DEC) de 13 de outubro de 2015.

Assessoria de Comunicação do
Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Franciane Santos)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *