Analista do TCE ministra curso de licitação no IAPEN

Quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DSC 0017 CopyO curso de Licitações e Contratos Administrativos-uma abordagem prática está sendo ministrado pela analista Ana Cristina Araújo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN). O curso teve inicio na manhã da terça-feira,13 de outubro e se encerra na manhã de hoje.

Cerca de 35 pessoas da área administrativa, financeira, fiscais de contratos, jurídica, e controle interno do órgão participam do curso. “Para a administração pública é importante que a gente tenha conhecimento do que deve ser feito para adquirir serviços, obras, equipamentos e material permanente e agora estou me atualizado e tirando as dúvidas sobre os procedimentos da licitação”, afirma a Gerente de Reintegração Social e Saúde do IAPEN Madalena Silva.

A ministrante do curso é pós-graduada em licitações e contratos administrativos e atua na Comissão Permanente de Licitações e contratos do TCE desde 2009, além de já ter ministrado vários cursos em outras instituições na área de licitações. “Está sendo muito interessante, pois a vivência prática está sendo colocada com exemplos, então só temos a agradecer o TCE porque contribuiu bastante com conhecimento e com certeza vamos disseminar isso”, declara a responsável pelo Controle Interno do IAPEN Adriana Marreiro.

Entre os temas abordados sobre a Lei Federal de Licitações 8666/93, os conceitos, objetivos, princípios que regem a licitação, os contratos administrativos, gestão e fiscalização da licitação. Uma abordagem prática de todas as fases da licitação desde o surgimento da necessidade de uma contratação pública até a fase de execução e fiscalização de contratos de acordo com a ministrante do curso.

A capacitação é uma parceria com TCE junto à escola de Administração Penitenciária (EAP). O curso faz parte da continuidade ao aprimoramento da IAPEN devido à necessidade de se adequar a legislação de acordo com a responsável pelo Controle Interno do IAPEN.

Assessoria de Comunicação do
Tribunal de Contas do Estado do Acre