Tribunal recebe Comissão de Avaliação da Atricon

Quinta-feira, 8 de outubro de 2015


DSC 0064 CopyNa manhã de hoje, 08 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), recebeu a Comissão de Garantia de Qualidade da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) para conferir os resultados da autoavaliação institucional. A análise é realizada pelo Conselheiro Substituto Moises Maciel (TCE/MT) e pelos auditores Breno Spindola (TCE/PE) e Volmar Bucco Júnior (TCE/MT).

Serão avaliados quesitos como a composição, organização, funcionamento do Tribunal de Contas, Corregedoria, Escola de Contas, Controle Externo e Processos de Auditoria de Conformidade e Operacional, entre outros. O trabalho está sendo feito a partir da verificação de documentos, entrevistas e visitas aos setores.DSC 0072 Copy

Esse trabalho é realizado com base no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), aplicado no Projeto Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), promovido pela Atricon.

O Marco de Medição tem o objetivo de verificar o desempenho dos tribunais de contas em relação às boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Atricon. A ferramenta contribui para que os tribunais de contas atuem de maneira harmônica, aprimorem a qualidade e agilidade das auditorias e julgamentos, além de fortalecer o sistema nacional de controle externo. Esse conjunto de procedimentos de verificação está alinhado à metodologia disseminada pela International Organization of Supreme Audit Instituitions (Intosai).

A Comissão encerra as atividades amanhã, 09 de outubro e conta com o acompanhamento do Conselheiro Antônio Malheiro e do assessor técnico da presidência, Odair Scharnowski. A comissão local é composta pela Conselheira Dulcinéa Benício, Odair Scharnowski, Jaime Vasconcelos e Carlos Paulo Faial. O controle de qualidade do processo de avaliação será exercido pela Auditora Subst. Maria de Jesus Carvalho com o auxílio da assessora da presidência, Maria Ilanice Lima.DSC 0042 Copy

Os resultados da autoavaliação do MMD-TC serão utilizados na formulação do Planejamento Estratégico do TCE para o período de 2016/2019, que começará a ser trabalhado a partir de novembro.

Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas do Estado do Acre
(Thanmara Gonçalves)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *