Jurisdicionados participam de palestra sobre sistema de Licitações e Contratos

Segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DSC 0042 CopyO Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) realizou na manhã de hoje, 17, um encontro com câmaras, prefeituras, membros da CPL (Comissão Permanente de Licitação) e responsáveis pelos órgãos e poderes do estado para orientar sobre o Portal das Licitações e Contratos (Licon).

Vereadores e prefeitos, além de representantes do Ministério Público do Estado do Acre, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, Defensoria Pública do Estado, Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre e Secretaria de Estado de Educação compareceram às palestras.

Durante o encontro o palestrante, assessor técnico Gerson Januário, apresentou o sistema e esclareceu dúvidas dos participantes. Para o gerente de contratações do TJ/AC, Emanoel Porfírio, “O sistema é uma iniciativa muito interessante e apropriada que visa facilitar não só o trabalho do Tribunal de Contas, mas com o aprimoramento da ferramenta irá também facilitar o funcionamento de outros órgãos que trabalham com licitação e contratos públicos.”, explica.

De acordo com Gilcirley Rodrigues, membro da CPL da Câmara de Porto Acre, o sistema vai facilitar o registro de informações necessárias que muitas vezes são perdidas quando ocorre a troca de gestão do município. “A maioria dos municípios não tem um sistema que gerencie isso, e com essa ferramenta nós poderemos ter registrado os processos licitatórios e outras informações importantes.”, afirma.

Ainda na fase de implantação e treinamento do Licon, o TCE tem apresentado e orientado sobre o sistema. No mês de setembro, dos dias 14 a 23, realizará mais um treinamento com objetivo de capacitar o jurisdicionado para a operacionalização do sistema.