TCE institui Manual de Auditoria Governamental

Quarta-feira, 29 de julho de 2015


DSC 0039 CopyO Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) institui o manual de Auditoria Governamental com objetivo de promover a permanente adequação às modernas práticas de auditoria e aperfeiçoamento dos mecanismos fiscalizatórios da instituição. A ação foi publicada no Diário Eletrônico de Contas (DEC) na manhã desta terça-feira, 28 de julho de 2015.

As orientações do manual se aplicam às auditorias realizadas pelo TCE/AC nos órgãos da administração direta e indireta do estado, municípios e demais entidades jurisdicionadas. Entre as auditorias de regularidade e operacionais, inspeções, levantamentos, monitoramentos e acompanhamentos.

No manual estão descritos os objetos da fiscalização, normas de conduta dos profissionais de Auditoria Governamental, tipos, equipe, documentos, planejamento, execução, monitoramento e elaboração de relatórios de auditoria, entre outras informações. Neste primeiro volume consta a parte geral e de auditoria de conformidade, o tema de auditoria operacional também conterá no manual futuramente.

A iniciativa surgiu da necessidade de adequar um procedimento formal as auditorias. “Gera uma segurança de que o trabalho está sendo bem feito, foi bem pensando e executado, para a sociedade”, afirma a auditora substituta de conselheiro Maria de Jesus.

A produção durou cerca de 45 dias no ano de 2012 e foi atualizada este ano. A equipe responsável pela elaboração do manual foi a auditora Maria de Jesus, os analistas Antonio Neto e Maria Ilanice, com apoio do Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Distrito Federal, além das sugestões de alguns servidores do TCE/AC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *