Tribunal apresenta Sistema Licon aos servidores

Sexta-feira, 24 de julho de 2015


gersonNa manhã desta sexta-feira, 24, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) realizou a apresentação do Sistema de Licitações e Contratos- Licon para os servidores da instituição. Este é uma das etapas de construção do sistema, a primeira foi a publicação da Resolução que institui o Licon divulgada no Diário Eletrônico de Contas no dia 29 de junho de 2015.

A Presidenta, Conselheira Naluh Gouveia fez a abertura da reunião e ressaltou que além do funcionamento do sistema é importante realizar a capacitação dos analistas e jurisdicionados, por isso o TCE já está apresentando o sistema para algumas instituições e pretende realizar uma sequencia de treinamento.presidenta

De acordo com a Resolução 97/2015, o sistema entrará em operação oficialmente no dia primeiro de outubro de 2015. A partir desta data, os responsáveis pelos Poderes e Órgãos, incluindo fundos e outras entidades sujeitas à fiscalização pelo TCE poderão enviar as informações ao portal do Licon.

Foi composta uma comissão para elaborar o manual de análise de processos licitatórios, bem como, dispensas e inexigibilidades e adesão à ata de registro de preços e contratos recebidos por meio do Portal de Licitações, coordenada pelo assessor técnico da presidência, Gerson Januário.

Por meio do Licon a sociedade também terá acesso a informações sobre os processos licitatórios. “Para a sociedade o mais importante é o fato de poder acompanhar os processos e ver que tipo de contratação está sendo feita, como os recursos públicos estão sendo gastos e isso tudo de maneira mais próxima.”, afirma o assessor Gerson Januário.


Integração de sistemas

reuniaoEm reunião com a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) o Portal das Licitações e Contratos-Licon foi apresentado para o Secretário Adjunto de Compras e Licitações do Acre, Andrias Sarkis, e servidores Vanderlei Cássio e Luan Sarkis.

Os assessores, técnico e administrativo, da presidência do TCE, Gerson Januário e Joaquim Cardoso apresentaram o sistema Licon. O intuito da reunião além de apresentar, é verificar a possibilidade da integração dos sistemas Licon e GRP, que é o sistema de gestão de recursos públicos do estado.

O sistema Licon foi instituído pela Resolução TCE n° 97, de 14 de maio de 2015, e está em fase de construção. Para mais informações acesse o link do portal Licon: http://goo.gl/BHAPqJ.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *