Conselheiro ministra palestra no I Encontro de Câmaras Municipais do Acre

Terça-feira, 16 de junho de 2015

DSC 0418 CopyO conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) Antônio Malheiro ministra palestra sobre Controle Externo no I Encontro de Câmaras Municipais do Acre. O encontro iniciou na segunda-feira, 15 de junho e se encerra hoje, no Afa Jardim.

Nesta terça-feira, serão realizadas quatro palestras dentre elas, uma ministrada pelo conselheiro Antônio Malheiro sobre Controle Externo. “O Tribunal tem uma parceria com a câmara no sentido de apoiarmos os vereadores no controle externo que é o papel do Tribunal e das câmaras também, então nesse sentido estamos juntos essa é participação que o Tribunal vai dar com relação a essa orientação”, afirma o Conselheiro Malheiro.

O encontro reuniu cerca de 140 vereadores do estado. De acordo com o Presidente da Câmara dos Vereadores, Artêmio Costa, é uma oportunidade do Tribunal colocar sua visão com relação às câmaras municipais. “A vinda do Tribunal de Contas pra um evento desse só vem enriquecer o encontro e instruir vereadores, a andarem pelo caminho de ética e transparência esse é o objetivo este é convite que foi formulado”, afirma.

Pela manhã, um dos temas discutidos foi sobre o papel do vereador e processo legislativo, palestra ministrada pelo Consultor do Senado Federal Francisco Shertel. A partir das 14 horas a palestra ministrada será sobre Controle Externo pelo TCE. “É muito significativo porque você aprende mais, tem melhor conhecimento da sua função é norteado daquilo que você pode e não pode fazer. E o Tribunal de Contas dá esse suporte pras câmaras e é um orientador também então eu creio que será de grande valia pra nós”, afirma Vereador de Mâncio Lima, Rogério Corrêa.

Durante o encontro foi criada a Associação de Câmaras dos Municípios do Acre e foram empossados os membros da mesa diretora.