Seminários sobre Gestão Pública será realizado em seis municípios do Acre

Quarta-feira, 20 de maio de 2015

gestao municipalSeminário sobre Gestão pública: problemas e soluções será realizado em seis municípios do Acre pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC). O primeiro acontecerá em Plácido de Castro na escola Estadual João Ricardo de Freitas, nos dias 26 e 27 de maio. As inscrições já estão abertas no site da instituição.

Podem participar do evento prefeitos, vereadores, secretários, contadores, controladores internos, assessores jurídicos, representantes dos conselhos gestores e interessados pelo tema.

O objetivo do evento é exercer o papel pedagógico para o jurisdicionado de acordo com Adriana Mendes responsável pela Escola de Contas do TCE. “É uma forma de propiciar um momento em que o jurisdicionado possa tirar suas dúvidas com a equipe técnica do Tribunal”, declara.

Neste ano, serão dois dias de seminário em cada local, com abertura de debates e ainda, uma dinâmica de aprendizagem para técnicos das áreas financeira e contábil das prefeituras e câmaras.

A escolha dos temas abordados foram de acordo com as solicitações dos gestores, dificuldades dos municípios e diretrizes com base em novas leis, entre estes: a lei de responsabilidade fiscal, a lei complementar 123/2006, a nova forma das comunicações processuais, controle social entre outros.

Em relação ao controle social. “Vamos informar como eles podem chegar a informação, como é feito essa fiscalização e eles retornam pra gente com as denuncias, com acompanhamento”, afirma Jeú Campelo, Inspetor da 2º IGCE e um dos palestrantes.

Nos anos anteriores os seminários eram realizados em três municípios Rio Branco, Cruzeiro do Sul, e Brasileia substituído por Epitaciolândia. Em 2015, o evento também acontecerá em Plácido de Castro, Sena Madureira e Feijó. O próximo será realizado em Epitaciolândia nos dias dois e três de junho no Auditório da Câmara municipal de Epitaciolândia.

O evento é realizado pela Escola de Contas do TCE/AC. Para mais informações entrar em contato com as analistas Adriana Mendes e Nucineide de Lima através dos telefones (68) 3025-2091/2030.