TCE realiza oficinas de orientação sobre o sistema de prestação de contas

Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Gestores tiram dúvidas sobre prestação de contasPara esclarecer dúvidas sobre o envio das informações contábeis, financeiras orçamentárias e patrimoniais, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) realiza oficinas com órgãos e entidades da administração direta e indireta do estado e do município. A primeira oficina ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, com órgãos do estado.
O objetivo é esclarecer dúvidas relativas às Prestações de Contas do exercício de 2014, já que o prazo de envio se encerra no dia 31 de março para Chefes dos poderes municipais autarquias e fundações públicas, e dia 04 de maio, para chefes dos da administração pública direta e indireta dos poderes e instituições estaduais.
Os encontros deverão reunir os gestores e contadores dos 22 municípios (prefeitura e câmaras), além da equipe de governo do estado, da Assembleia Legislativa, do Judiciário e Ministério Público. As outras oficinas serão realizadas no dia 20, com as prefeituras, e dia 21, com as câmaras entre outros órgãos e instituições.
Durante as oficinas serão esclarecidas dúvidas ligadas às resoluções do TCE nº 83/13, 86/13, 87/13, 89/14. De acordo com a presidenta do TCE, Naluh Gouveia, o evento segue como uma estratégia pedagógica implantada no TCE, orientando os gestores públicos sobre a forma correta de utilizar os recursos públicos e realizar a Prestação de Contas.
O uso do sistema de prestação de contas digital iniciou em 2014, desta forma o Tribunal de Contas recebe apenas informações digitais sobre as Prestações de Contas, não necessitando do encaminhamento físico dos documentos. “ Os arquivos serão feitos todos online, é uma economia muito grande, não precisa mais de todos aqueles papeis”, afirma a servidora da Secretaria de Planejamento-Seplan, Francisca Silva que participou da oficina.