Reunião com secretarias do estado discute os novos Demonstrativos Contábeis

Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

DSC 0759 - CópiaÓrgãos de controle e planejamento do estado se reuniram com a presidência e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), a fim de se adequar aos novos Demonstrativos Contábeis. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, no prédio do TCE.

A presidência, técnicos do TCE, abordaram temas metodológicos importantes para compreensão dos novos métodos de trabalho em relação à contabilidade pública junto à Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAN e Controladoria Geral do Estado – CGE. “Melhora o relacionamento do estado com o TCE, afina parcerias entre as áreas de controle do estado”, afirma a Secretária da Fazenda Flora Valadares.

Para estabelecer os novos métodos e padronizar o modelo de análise para 2015 o TCE – AC montou no final de 2014, um grupo de estudos com técnicos e reuniões com conselheiros, membros do Ministério Público de Contas (MPC), a Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (DAFO) e inspetores e servidores da área técnica.

No Brasil, o processo de transição da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, iniciou em 2008, com o objetivo de fazer uma convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS), elaboradas em 1997, pela Federação Internacional de Contadores (IFAC).

No mesmo dia, ocorreu ainda uma visita de trabalho do prefeito e do Secretário de finanças do município de Jordão. “A intenção é de estreitar parcerias com o TCE para trabalhar de forma unificada”, declara o prefeito Elson de Lima.