Dia de Entrega de Comendas na Corte de Contas

Sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DSC 6170O Tribunal de Contas do Estado do Acre, através de seu Presidente Valmir Gomes Ribeiro concedeu a comenda denominada Colar da Corte de Contas ao professor Luiz Antônio Campos Correia, ao Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual Edmar Azevedo Monteiro Filho, à Auditora, substituta de Conselheiro Maria de Jesus Carvalho de Souza e aos Procuradores do Ministério Público Especial Anna Helena de Azevedo Lima Simão, Mario Sérgio Neri de Oliveira e Sérgio Cunha Mendonça. Aos homenageados foi concedida a palavra, o Professor Luiz Antônio disse estar “muito honrado em receber esta comenda, gostaria de falar que ao instalar a primeira faculdade particular criei o curso de contabilidade em razão da necessidade dos municípios, pois a Ufac não tinha curso de ciências contábeis e acho eu que a Firb/Faao cumpriu o seu dever”. Por sua vez o Procurador Edmar Monteiro se manifestou “quero agradecer a outorga do colar de contas, esta homenagem é a mais importante da minha vida, assim como é também importantíssima a função do TCE para o combate à corrupção no nosso País”.  A Auditora Maria de Jesus afirmou “é com grande honra que recebo a homenagem que para mim é a primeira, esta homenagem eu dedico especialmente a minha família e aos colegas e amigos aqui do tribunal que até hoje muito contribuem me dando oportunidade de aprender a cada dia e aos Conselheiros e Procuradores”. Em nome dos Procuradores do Ministério Público a Procuradora-chefe agradeceu a comenda, a presença de todos, a sua equipe e falou das funções do Ministério Público Especial, destacando “avançamos muito nestes 25 anos e precisamos avançar ainda mais no objetivo de buscarmos o aperfeiçoamento do controle externo que, atualmente, exige uma atuação proativa, preventiva e/ou concomitante com vistas à obtenção de melhores resultados na aplicação dos recursos públicos”. Em continuidade foi lançado o Diário Eletrônico de Contas, que doravante estará aberto a qualquer cidadão para acompanhar diretamente as atividades do Tribunal e suas decisões. A leitura do discurso presidencial de lançamento foi feita pelo Controlador Jaime Vasconcelos e disse que “destarte, o leitor encontrará no Diário , além de todos os atos decisórios do Tribunal de Contas, os processos a serem julgados na semana, notificações, mensagens, avisos, entre outras comunicações que estreitem os laços desta Egrégia Corte e a Sociedade Acreana”. Após, a solenidade foi apresentado um vídeo institucional narrando brevemente a história do TCE e destacando sua função social.  Finalizando o Presidente ressaltou a importância pedagógica e não exclusivamente punitiva do Tribunal e que, infelizmente, determinadas contas são com desprazer tidas por irregulares nos julgamentos em razão da inobservância da lei e das orientações dos órgãos de controle por parte de algumas  autoridades públicas.