Servidores públicos recebem capacitação

Quinta-feira, 5 de julho de 2012

Por Sulyane Teixeira

Desde novembro de 2011, o Tribunal de Contas do Estado do Acre, em parceria com o Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr, oferece curso técnico de formação em serviço público nos municípios pólos de Brasiléia, Xapuri, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Feijó e Rio Branco. O módulo desta semana é sobre prestação de contas e teve início no dia 2 de julho. O módulo aplicado entre os dias 2 e 6 de julho é sobre prestações de contas (Foto: Sulyane Teixeira)

Segundo Márcia de Araújo Silva, auxiliar financeira da Secretaria Municipal de Finanças de Senador Guiomard, tudo o que é visto no curso é visto também na prática. Diz ainda que aprendeu muito com o módulo sobre direito trabalhista, ministrado entre 26 e 30 de março.

A aprendizagem vem através de exercícios em sala, debates e no final da aula é feito um resumo da matéria aplicada.

Direito Tributário – De 18 a 22 de junho, foi concluído o módulo sobre direito tributário. Segundo Wanessa Brandão, analista de controle externo do TCE-AC e mediadora do curso, “as prestações de contas apresentam inúmeras carências”. Ela afirma que grande parte dos municípios não tem regularização fundiária, a maioria das empresas só vão atrás do alvará quando precisam, quando há cobrança do IPTU e dívida ativa.

A aluna Ana Paula Martins é formada em contabilidade e trabalha no centro cultural de Brasileia há sete anos como coordenadora. “Às vezes a gente começa a trabalhar e vai aprendendo na ‘marra’, aprendemos mais e mais todos os dias, só que agora do jeito correto. Tinha muitas dúvidas, mas agora estão todas esclarecidas”, afirma. Xapuri é uma das cidades pólos a receber o curso

Ediza da Silva Araújo trabalha na Câmara Municipal de Assis Brasil há 14 anos, na área de finanças e contabilidade. Para ela, o curso “melhorou na questão do conhecimento, às vezes precisava basear-me em alguma lei e não sabia”.