Sistema de controle de obras será implantado pelo TCE-AC

Sexta-feira, 4 de maio de 2012


Os Tribunais de Contas tem o dever de fiscalizar a execução financeira e orçamentária, o que comporta também a realização de obras públicas. Desta forma, o TCE–AC prevê a implantação de um sistema de informação que fará um controle mais eficaz dos gastos do Poder público.

O Controlador Geral do Estado do Acre, Edson Manchini, também participou da apresentaçãoFoi apresentado na tarde de quarta-feira, 02, à Presidência e a outros membros do Tribunal de Contas do Estado do Acre, o Geo-Obras (Sistema de Gestão de Obras Georreferenciadas), que se destina ao acompanhamento de obras públicas. Dialogando com as planilhas SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), e SICRO (Sistema de Custos Rodoviários), busca facilitar a fiscalização da parte orçamentária como também o controle no custeamento das obras do Estado.

No Acre, o sistema faz parte de um contrato firmado com a Universidade Federal de Campina Grande e está sendo desenvolvido por profissionais da instituição paraibana. O prazo previsto para entrega e implantação é agosto de 2012. O sistema de informática receberá dados enviados pelos jurisdicionados a respeito das obras realizadas pelo órgão. O objetivo do sistema é publicizar à sociedade o andamento dos trabalhos, que serão expostos através de imagens de satélite, e mostrarão dados da obras, fotografias, processo licitatório e contratos realizados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *