Jurisdicionados recebem treinamento do TCE

Quarta-feira, 28 de março de 2012

Servidores estaduais também passam por treinamentoO Tribunal de Contas do Estado do Acre realiza nesta e na próxima semana um treinamento sobre o modo de envio de informações pelo Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade), que vai coletar dados sobre a execução orçamentária e financeira dos órgãos e entidades dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Administração Pública Municipal.

O treinamento tem como público-alvo os desenvolvedores de tecnologia da informação e analistas técnicos de controle externo do TCE, alunos do curso de Sistemas de Informação da UFAC e 02 servidores de cada órgão gestor, sendo 01 contador e 01 servidor que trabalha com a execução orçamentária.

A finalidade do aplicativo implantado pela Corte de Contas consiste na coleta, análise e disponibilização das informações para a sociedade, por meio do site do TCE e um de seus benefícios é o exercício do controle externo concomitante ao ato administrativo realizado pelo gestor.

Funcionamento – Os dados da execução orçamentária e financeira de todas as unidades gestoras serão encaminhados mensalmente ao TCE em formato digital. A primeira remessa deverá ser feita até o dia 30 de abril, contendo as informações do primeiro trimestre deste ano. As posteriores devem ser feitas até 30 dias subseqüentes ao mês vencido.

Prefeituras e câmaras municipais receberão o treinamento na próxima semanaO Tribunal de Contas do Estado do Acre é pioneiro ao customizar o sistema para receber informações também do governo estadual. O aplicativo receberia apenas as relativas aos municípios, como ocorre em Pernambuco, Piauí e Paraíba, este último onde o TCE estadual foi o primeiro do país a utilizar o Sagres.

O aplicativo responsável pela comunicação entre o jurisdicionado e o TCE/AC foi importado em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.